Sessões especiais vão homenagear Dia do Médico e Dia do Professor

Da Agência Senado | 04/10/2022, 20h22

O Plenário do Senado aprovou, nesta terça-feira (4), a realização de três sessões de homenagem. Os três requerimentos foram apresentados pelo senador Izalci Lucas (PSDB-DF), apoiado por outros senadores. As datas das sessões especiais ainda serão marcadas pela Secretaria-Geral da Mesa (SGM).

Uma das sessões vai homenagear o Dia do Professor (RQS 647/2022). O requerimento registra que o magistério é uma das profissões mais antigas e mais importantes, tendo em vista que as demais, na sua maioria, dependem dela. Izalci destaca que Platão, na sua obra A República, alerta para importância do papel do professor na formação do cidadão. Segundo o senador, o Dia Mundial dos Professores é celebrado em 5 de outubro. No Brasil, o Dia do Professor é comemorado em 15 de outubro.

O Dia do Médico também será homenageado com uma sessão especial (RQS 648/2022). Em seu requerimento, Izalci ressalta que a medicina é a ciência que investiga a natureza e a origem das doenças do homem de modo a preveni-las, controlá-las e curá-las, preservando assim a saúde das pessoas. O senador lembra que a data de 18 de outubro foi escolhida como o Dia do Médico em homenagem a São Lucas. Dentro da tradição católica, a data é uma homenagem ao santo padroeiro da medicina.

Secretaria

Também foi aprovada uma homenagem (RQS 591/2022) aos 50 anos da Secretaria de Gestão da Informação e Documentação (Sgidoc) do Senado. Segundo Izalci, a secretaria tem como atribuição direta dois objetivos estratégicos do Senado, que são “fortalecer a transparência e a comunicação” e “preservar a memória do Senado”.

A secretaria, criada em 1972, é responsável por planejar, executar e supervisionar as políticas de gestão da informação e documentação, de conservação e preservação da memória e do patrimônio histórico, artístico e cultural do Senado. A Sgidoc também trabalha pela transparência passiva a partir da apresentação de respostas às solicitações de informações apresentadas pelos cidadãos.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)