Oriovisto Guimarães exalta democracia e pede união de todos os brasileiros após as eleições

Da Agência Senado | 04/10/2022, 20h30

Oriovisto Guimarães (Podemos-PR), em pronunciamento nesta terça-feira (4), destacou que "a beleza da democracia está exatamente nessa possibilidade de alternância do poder”. Ele ainda ressaltou que a democracia é sustentada por três Poderes e não um único poder.

— E quando a Constituição fala que esses Poderes devem ser harmônicos, ela não quer dizer que esses Poderes tenham que ser alinhados. O alinhamento, quando supera a harmonia, mata a democracia — disse.

O parlamentar afirmou que “concordar com aqueles que pensam como nós não significa ser democrata”, mas uma capacidade de cumplicidade na mesma ideia. Ele observou que é necessário respeitar quem pensa diferente e afirmou que “ninguém é melhor que o outro”. E por isso, pretende tratar “igualmente bem tanto o Presidente Bolsonaro, se for reeleito, como igualmente o presidente Lula da Silva se for, também, reeleito, porque eles serão presidentes do Brasil. Eles expressarão a vontade da maioria”.

— Após as eleições, que sejamos um único país e que continuemos democratas, que sejamos todos irmãos, que trabalhemos juntos, que as famílias não briguem entre si, que os familiares não se desrespeitem por causa de política, ou de futebol, ou de qualquer outra coisa. É preciso construir o Brasil com a união de todos os brasileiros. E essa união só é possível respeitando aquele que pensa diferente de nós — concluiu.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)