Veículos do Senado levaram informação ao cidadão no dia das eleições
Da Agência Senado | 03/10/2022, 19h25
Durante toda a apuração do primeiro turno das eleições, no domingo (2), os veículos de comunicação do Senado produziram um extenso conteúdo sobre os resultados e os escolhidos para representar a população e os estados na Presidência da República, no Senado, na Câmara, nos governos estaduais, nas assembleias legislativas e na Câmara Legislativa do DF. Foram mais de 14 horas de cobertura e informação para o eleitor.
A Agência Senado registrou mais de 3 milhões de visualizações de páginas no Portal de Notícias do Senado ao longo do dia. Durante a apuração, foram publicadas notícias sobre os perfis de todos os senadores eleitos, os resultados das eleições para governador nos 27 estados e no Distrito Federal e o resultado do primeiro turno das eleições para presidente. Também houve conteúdo sobre o andamento do processo eleitoral e sobre as mudanças na composição do Senado.
— A Agência tem a preocupação de atuar como fonte de informação não apenas sobre atividades legislativas, mas sobre o funcionamento do Senado como um todo, fortalecendo a relação da população com seus parlamentares. Acredito que os números de acesso são resultado dessa preocupação e mostram que estamos conseguindo criar essa relação de confiança com o cidadão, o que só aumenta a nossa responsabilidade — disse a diretora da Agência Senado, Paola Lima.
As visualizações foram feitas por 2.279.363 usuários, 84% deles novos, ou seja, que acessaram pela primeira vez o conteúdo da agencia. A maioria dos acessos (95% do total) foi por meio de celulares e tablets. O período com mais acessos foi entre 21h e 22h, com 208.109 usuários. A matéria mais acessada foi sobre os dez candidatos ao Senado por São Paulo, com mais de 200 mil visualizações.
Rádio Senado
Na Rádio Senado, a cobertura do primeiro turno das eleições somou 14 horas no ar, com participação dos ouvintes na rádio FM. Ao todo, 115 emissoras conveniadas retransmitiram a Rádio Senado a partir das 17 horas, durante a apuração dos votos. Onze emissoras parceiras enviaram boletins com informações das cidades ao longo da cobertura. A Radioagência Senado registrou 1.529 acessos, com 532 downloads dos áudios por emissoras.
Ao longo do dia, a página da Rádio Senado na internet publicou 91 notícias, entre boletins de hora em hora (das 8h às 16h), participações de repórteres da Rádio Senado e de rádios parceiras, análises entrevistas, matérias consolidadas e perfis dos senadores eleitos. Foram registrados 566 mil acessos no domingo das eleições.
TV Senado
Na TV Senado, foram 12 horas de cobertura ao vivo, feita em parceria com a TV Câmara e com a participação de outras 14 emissoras. A cobertura da TV registrou 1,7 milhão de visualizações no YouTube, além de 191,8 mil visualizações no Portal de Notícias. Somente no domingo foram 5 mil novos inscritos no YouTube.
Os números se comparam aos registrados pelas transmissões da TV Senado nos dias mais movimentados da CPI da Pandemia, em 2021, como os dos depoimentos do ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello e do deputado Ricardo Barros (PP-PR). Foi a primeira vez que a TV atingiu esses índices com uma produção própria, não ligada diretamente a uma atividade legislativa.
— Considerando que a cobertura de eleições é feita por todas as emissoras, são resultados competitivos — ressaltou a coordenadora-geral da TV, Glauciene Lara.
Mídias Sociais
Já o Núcleo de Mídias Sociais publicou os perfis dos candidatos eleitos para o Senado e também sobre o segundo turno para presidente da República. Foram registrados 2,86 milhões de visualizações nos stories do Instagram, além de 497 mil curtidas nos posts sobre a eleições feitos no Instagram e no Twitter.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
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