Nelsinho Trad destaca projeto de controle biológico da dengue em MS

Da Rádio Senado | 02/09/2022, 12h15

O senador Nelsinho Trad (PSD-MS) destacou em pronunciamento nesta sexta-feira (2) um projeto inovador de controle biológico da dengue que está sendo desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande, em parceria com a Fiocruz, o Ministério da Saúde, a Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso do Sul e a organização World Mosquito Program (WMP).

O parlamentar explicou que se trata de uma técnica microbiológica avançada e inovadora que consiste em introduzir nas cidades mosquitos nos quais os cientistas inocularam uma bactéria chamada Wolbachia. Esses mosquitos interagem com os mosquitos locais e, em poucas semanas, boa parte dos Aedes aegyptis da região torna-se também portadora da bactéria.

Ao ser inoculado com a bactéria, o mosquito fica resistente a infecções pelos vírus da dengue, da zica e da chicungunha e praticamente não transmite mais as doenças, assinalou Nelsinho, que ressaltou os bons resultados alcançados na prática.

— Há de se observar que, em alguns bairros e alguns locais de Campo Grande, houve o decréscimo de quase 90% na manifestação destas doenças tropicais: dengue, zica e chicungunha. Resultados semelhantes já foram observados no norte da Austrália, na Indonésia e até mesmo, aqui no Brasil, em Niterói, no Rio de Janeiro. Seremos testemunhas de um passo histórico na saúde pública brasileira — disse.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)