Sessão especial do Senado homenageará constelação familiar

Da Agência Senado | 29/08/2022, 19h49

Em votação simbólica, o Senado aprovou nesta segunda-feira (29) requerimento do senador Eduardo Girão (Podemos-CE) e outros para realização de sessão especial de homenagem à prática terapêutica conhecida por constelação familiar. A sessão ainda será agendada.

Em seu requerimento (RQS 649/2022), Girão define a constelação familiar como uma “abordagem sistêmico-fenomenológica” que busca soluções para bloqueios emocionais, problemas e conflitos.Sua grande eficácia é relatada por milhares de pessoas, que vêm buscando especialistas nesta prática, com aplicação em diferentes áreas do conhecimento — mais notadamente na área terapêutica, de saúde, em empresas e organizações e na Justiça”, ressalta.

Girão acrescenta que a constelação familiar, desenvolvida pelo psicoterapeuta alemão Bert Hellinger na década de 1980, teve grande expansão no Brasil desde 2010. Em 2018, o Ministério da Saúde reconheceu a aplicação das constelações familiares no rol das práticas integrativas e complementares no Sistema Único de Saúde (SUS).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)