Minas Gerais tem nove candidatos ao Senado

Da Redação | 26/08/2022, 15h29 - ATUALIZADO EM 15/09/2022, 21h00

 

Selo Eleições 2022Bandeira

▼  ALEXANDRE SILVEIRA  555  (PSD)

Foto

Alexandre Silveira de Oliveira nasceu em Belo Horizonte (MG) e tem 52 anos. É graduado em direito e em 1998 assumiu o cargo de delegado de polícia em Antônio Dias (MG). Em 2002 disputou uma cadeira na Câmara dos Deputados, mas não se elegeu. Atualmente é senador por Minas Gerais e concorre à reeleição. Em 2006, foi eleito deputado federal e reeleito em 2010. Em 2014, foi eleito primeiro suplente de Antonio Anastasia, assumindo o mandato em fevereiro deste ano.

1o suplente:
VIRGÍLIO GUIMARÃES (PT)

2a suplente:
PROFESSORA CIDA LIMA (PT)

▼  BRUNO MIRANDA  123  (PDT)

Foto

Bruno Martuchele de Sales nasceu em Belo Horizonte e tem 42 anos. Concorre ao Senado pela coligação O Futuro em Nossas Mãos, composta por PSDB, Cidadania e PDT. É dentista, formado pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Atuou no Conselho Regional de Odontologia de Minas Gerais e trabalhou na Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e na Câmara Municipal de Belo Horizonte. Atualmente, preside o diretório do PDT em Belo Horizonte, onde é vereador.

1o suplente:
HENRIQUE BRAGA (PSDB)

2o suplente:
IVAYR SOALHEIRO (PDT)

▼  CLEITINHO  200  (PSC)

Foto

Cleiton Gontijo de Azevedo é natural de Divinópolis (MG) e tem 40 anos. Empresário e músico, foi eleito em 2016 para seu primeiro mandato como vereador em sua cidade natal. Em 2018,  elegeu-se deputado estadual pelo PPS. Passou pelo Cidadania e agora tenta o Senado pelo Partido Social Cristão.

1o suplente:
ALEX DINIZ (PSC)

2o suplente:
WANDER DE SOUSA (PSC)

▼  DIRLENE MARQUES  161  (PSTU)

Foto

Maria Dirlene Trindade Marques tem 75 anos e é natural de Quartel Geral (MG). É professora aposentada da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), possui mestrado em ciência política pela UFMG e tem experiência nas áreas de planejamento e avaliação educacional. Na década de 1980, participou da fundação do PT e foi filiada ao partido. Sua militância política está ligada ao meio sindical. Ela participou da fundação da Associação dos Professores Universitários de Belo Horizonte (Apub) e da Associação Nacional dos Docentes do Ensino Superior (Andes).

1a suplente:
VICTORIA MELLO (PSTU)

2o suplente:
ADRIANO CAVALHEIRO (PSTU)

▼  IRANI GOMES  280  (PRTB)

Foto

Irani da Silva Gomes tem 48 anos e nasceu em Belo Horizonte. É empresário e pastor evangélico. Ficou conhecido por presidir o Sindicato das Empresas Transportadoras de Combustíveis e Derivados de Petróleo do Estado de Minas Gerais (Sindtaque-MG). Gomes foi um dos líderes da greve dos caminhoneiros em 2018.

1o suplente:
PETRONIO (PRTB)

2o suplente:
OSEAS SOARES (PRTB)

▼  MARCELO ARO  111  (PP)

Foto

Marcelo Guilherme de Aro Ferreira nasceu em Belo Horizonte (MG) e tem 35 anos. Ele é deputado federal por Minas Gerais no segundo mandato. Em 2015, tornou-se diretor de Ética e Transparência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Jornalista, é diretor de Relações Institucionais da CBF e vice-presidente da Federação Mineira de Futebol, presidida pelo seu irmão Adriano Aro. Foi eleito deputado federal em 2014 pelo PHS. Em janeiro de 2018, assumiu a presidência do partido. Em 2019, filiou-se no PP.

1a suplente:
CAMILA SOARES (AVANTE)

2o suplente:
TETECO (MDB)

▼  NAOMI DE ALMEIDA  290  (PCO)

Foto

Naomi de Almeida Gomes Coura nasceu em Belo Horizonte (MG) e tem 40 anos. Ele é graduado em letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e tem formação em artes pela Fundação de Educação Artística de Belo Horizonte. É professor do ensino fundamental do sistema público de educação de Contagem (MG) e titular da Comissão Paritária da Feira de Arte e Artesanato do Bairro Eldorado, também de Contagem.

1o suplente:
ANTÔNIO BARNABÉ (PCO)

2a suplente:
DALILA DE ALMEIDA (PCO)

▼  PASTOR ALTAMIRO ALVES  142  (PTB)

Foto

Altamiro Alves da Silva nasceu em Frei Inocêncio (MG) e tem 69 anos. Ele é pastor, teólogo e fundador da Igreja Internacional Despertar da Fé. Atua no combate à violência urbana e na recuperação de dependentes químicos. Já trabalhou como camelô, cobrador e motorista de ônibus. Também é empresário na área de comunicação e exerce a função de diretor-presidente da Rede Universo TV. Esta é a primeira vez que concorre a um cargo público.

1o suplente:
LEONARDO SOLTZ (PTB)

2o suplente:
JULIO HUBNER (PTB)

▼  SARA AZEVEDO  500  (PSOL)

Foto

Sara Rayanne Silva Azevedo nasceu em Belém  e tem 37 anos. É formada em educação física pela Universidade do Estado do Pará (Uepa). Mudou-se para Belo Horizonte (MG) em 2010, quando ingressou na rede de educação de Minas Gerais. Filiada ao Psol há 15 anos, atualmente é vice-presidente do partido em Minas Gerais e diretora da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco. Foi coordenadora do Projeto Emancipa em Minas, que oferece cursos de pré-vestibular e de idiomas a jovens da periferia da capital mineira e de cidades do interior do estado.

1o suplente:
ARTUR DUARTE (PSOL)

2o suplente:
MANOEL CIPRIANO (PSOL)

 

Conheça os candidatos ao Senado de todas as UFs

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
#eleições2022 Minas Gerais Senado