Mato Grosso do Sul tem seis candidatos ao Senado

Da Agência Senado | 26/08/2022, 15h34 - ATUALIZADO EM 15/09/2022, 21h55

 

Selo Eleições 2022Bandeira

▼  ANIZIO TOCCHIO  500  (PSOL)

Foto

Anizio Leite Tocchio Júnior nasceu em São Francisco de Goiás (GO) e tem 50 anos. Em 2009 mudou-se para Paranaíba (MS), formando-se em gestão ambiental pelas Faculdades Integradas Norte do Paraná (Unopar). Atualmente trabalha como empresário e gestor ambiental. Em 2012, filiou-se ao Psol e colaborou com a fundação do diretório do partido em Paranaíba. Ele também é membro do diretório estadual do Psol desde 2015.

1o suplente:
MARCIO BENITES (PSOL)

2a suplente:
DIANA SHEILA (REDE)

▼  JEFERSON BEZERRA  368  (AGIR)

Foto

Jeferson José Bezerra é natural de Dourados (MS) e tem 49 anos. Formado em teologia e comunicação, atua como jornalista e empresário. Presidente estadual do Agir em Mato Grosso do Sul, foi candidato a vereador de Dourados em 2016. Em 2020 disputou a eleição para prefeitura da cidade.

1o suplente:
ADRIANO BEZERRA (AGIR)

2o suplente:
GEOVANDO BRAGA (AGIR)

▼  JUIZ ODILON  555  (PSD)

Foto

Nascido em Exu (PE), Odilon de Oliveira tem 73 anos. Formado em direito pela Universidade Católica Dom Bosco (1978), foi procurador federal de 1979 a 1981, promotor (1981 a 1982), juiz de direito (1982 a 1986) e juiz federal da vara especializada em crimes financeiros e de lavagem de dinheiro de Mato Grosso do Sul até 2017. Aposentado, candidatou-se ao governo do estado em 2018, sendo derrotado no segundo turno. Juiz Odilon ficou conhecido por sua atuação no combate ao crime organizado na fronteira com o Paraguai. Por isso, passou a sofrer ameaças de morte, o que levou o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) a determinar que a Polícia Federal o mantivesse sob escolta de policiais federais, mesmo após sua aposentadoria.

1o suplente:
WILSON JOAQUIM DA SILVA (PSC)

2o suplente:
DOMINGOS ALBANEZE (PSD)

▼  MANDETTA  444  (UNIÃO)

Foto

Nascido em Campo Grande, Luiz Henrique Mandetta é médico e tem 57 anos. Foi deputado federal por dois mandatos, em 2011 e em 2015. Em janeiro de 2019, assumiu o Ministério da Saúde do governo de Jair Bolsonaro, tendo deixado o cargo em abril de 2020. Também foi secretário municipal de Saúde de Campo Grande de 2005 a 2010. Formado pela Universidade Gama Filho, no Rio de Janeiro, possui pós-graduação em ortopedia pediátrica pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). De 2001 a 2004, foi presidente da Confederação Nacional das Cooperativas Médicas (Unimed).

1o suplente:
SÉRGIO MURILO (PODEMOS)

2a suplente:
MAISA UEMURA (UNIÃO)

▼  PROFESSOR TIAGO BOTELHO  133  (PT)

Foto

Tiago Resende Botelho tem 39 anos, é natural de Ivinhema (MS) e morou em Naviraí (MS). É formado em direito pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e em história pela Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul. É ainda mestre em direito agroambiental pela Universidade Federal do Mato Grosso, doutor em direito socioambiental pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná e tem pós-doutorado em democracia pela Universidade Federal do Piauí. Já atuou como assessor jurídico no Ministério Público do Mato Grosso do Sul, analista judiciário no Tribunal de Justiça do estado e professor em diversas universidades. Presidiu a Comissão de Direitos Humanos da subseção de Dourados da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Atualmente, trabalha como advogado e professor de direito da UFGD.

1a suplente:
ELOISA (PT)

2o suplente:
BRUNO MIGUEIS (PT)

▼  TEREZA CRISTINA  111  (PP)

Foto

Tereza Cristina Correa da Costa Dias tem 68 anos e nasceu em Campo Grande. Engenheira agrônoma pela Universidade Federal de Viçosa (MG) e produtora rural, foi ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do governo de Jair Bolsonaro. Dirigiu a Federação de Agricultura e Pecuária do Mato Grosso do Sul e foi secretária estadual de Produção na gestão de André Puccinelli (MDB). Eleita deputada federal em 2014 pelo PSD, Tereza Cristina está em seu segundo mandato.

1o suplente:
TENENTE PORTELA (PL)

2o suplente:
PAULO SALOMÃO (PP)

 

Conheça os candidatos ao Senado de todas as UFs

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
#eleições2022 Mato Grosso do Sul