Espírito Santo tem nove candidatos ao Senado

Da Agência Senado | 26/08/2022, 15h29 - ATUALIZADO EM 15/09/2022, 20h50

 

Selo Eleições 2022Bandeira

▼  ANTONIO BUNGENSTAB  288  (PRTB)

Foto

Antonio Bungenstab de Lima tem 69 anos e nasceu em Nova Venécia (ES). É economista e comanda o diretório do Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB) no Espírito Santo. Foi candidato a deputado federal em 2018.

1a suplente:
SOCORRO (PRTB)

2o suplente:
ANTONIO FILHO (PRTB)

▼  CARONE  366  (AGIR)

Foto

Idalecio Carone Filho nasceu em Vila Velha (ES) e tem 75 anos. Empresário, não chegou a concluir o ensino fundamental. Atuou como secretário municipal Desenvolvimento Econômico e Sustentabilidade de Vila Velha. Foi também pré-candidato à prefeitura do município pelo MDB nas eleições de 2018. No fim, apoiou a eleição do atual prefeito Arnaldinho Borgo (Podemos).

1o suplente:
CEZAR ASSREUY (AGIR)

2o suplente:
LUCIANO XEROX (AGIR)

▼  CORONEL LUGATO  277  (DC)

Foto

Julio Cesar Lugato nasceu em Cachoeiro do Itapemirim (ES), tem 65 anos, é policial militar reformado e concorre ao Senado pelo Partido Democracia Cristã (DC). Já foi comandante-geral da PM, diretor do setor de inteligência e chefiou diversas unidades. O candidato foi membro da Força de Paz da ONU e serviu em Moçambique. Na iniciativa privada, atua como consultor em segurança.

1a suplente:
CARLA DA EXCURSÃO (DC)

2o suplente:
FERNANDO MEIER (DC)

▼  ERICK MUSSO  100  (REPUBLICANOS)

Foto

Nascido em Vitória, Erick Cabral Musso tem 35 anos e entrou no serviço público em 2010, no Poder Legislativo estadual. Dois anos depois, foi eleito vereador por Aracruz (ES) e presidente da Câmara Municipal. Está em seu segundo mandato consecutivo como deputado estadual. Presidiu a Assembleia Legislativa (2017-2018) e foi reeleito presidente para o biênio 2019-2020.

1o suplente:
EDIMAR (REPUBLICANOS)

2a suplente:
BRUNA RAFHAELA (REPUBLICANOS)

▼  FILIPE SKITER  161  (PSTU)

Foto

Nascido em Vila Velha, Filipe Siqueira Fermino tem 37 anos e é técnico-administrativo em educação na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), dirigente da CSP Conlutas/ES, membro do Movimento Nacional Quilombo Raça e Classe e presidente do diretório estadual do Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU). Em 2000, aderiu ao movimento estudantil de defesa da educação pública.

1o suplente:
ATILA IBILÊ (PSTU)

2o suplente:
COSME FERMINO (PSTU)

▼  GILBERTO CAMPOS COLETIVA  500  (PSOL)

Foto

Gilberto Campos é natural de Nacip Raydan (MG) e tem 65 anos. Graduou-se em história na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), trabalhou na Secretaria da Fazenda do estado e hoje está aposentado. Chegou a disputar as eleições para prefeito de Vitória em 2020, mas não foi eleito. Milita na política e no movimento negro há 40 anos. Além de presidir o diretório do Psol no Espírito Santo, é membro de vários grupos, como a Coordenação Nacional do Círculo Palmarino, a Unidade Negra Capixaba, a Convergência Negra e a Comissão de Negritude da Equipe de Programa do Psol.

1a suplente:
RAFAELLA MACHADO (PSOL)

2o suplente:
WILSON JUNIOR (PSOL)

▼  MAGNO MALTA  222  (PL)

Foto

Nascido em Macarani (BA), Magno Pereira Malta tem 64 anos. Ele é pastor, cantor evangélico e foi senador, de 2003 a 2019. Ingressou na vida pública em 1993, quando foi eleito vereador em Cachoeiro do Itapemirim (ES), e posteriormente elegeu-se deputado estadual e federal. É formado em teologia e foi membro do PTB, PMDB e PST antes de se filiar ao Partido Liberal (PL), pelo qual foi eleito senador em 2002 e reeleito em 2010. Ficou conhecido por presidir as CPIs do Narcotráfico, na Câmara dos Deputados, e da Pedofilia, no Senado. Nas eleições de 2018 não conseguiu se reeleger como senador.

1a suplente:
MARCINHA MACEDO (PL)

2o suplente:
TENENTE EMERSON (PTB)

▼  NELSON JUNIOR  700  (AVANTE)

Foto

Teólogo, pastor, escritor e palestrante, Nelson Pinto Ferreira Neto Junior nasceu no Rio de Janeiro e tem 45 anos. Lidera o movimento “Eu escolhi esperar”, que prega a abstinência sexual até o casamento. Defende as candidaturas avulsas, fora do sistema partidário. É sua primeira incursão na política.

1o suplente:
MARCEL CARONE (AVANTE)

2o suplente:
ROMEU ROCHA (AVANTE)

▼  ROSE DE FREITAS  156  (MDB)

Foto

Rosilda de Freitas tem 73 anos e nasceu em Caratinga (MG). Concorre à reeleição. Radialista, elegeu-se deputada estadual no Espírito Santo em 1982 pelo então PMDB. Em 1986 venceu a eleição para deputada federal constituinte. Em 1988 foi para o PSDB, ajudando a fundar o novo partido no Espírito Santo. Reelegeu-se deputada federal em 1990. Voltou ao PMDB e elegeu-se deputada federal em 2006 e 2010. Em 2011 tornou-se a primeira mulher a ocupar um cargo titular na Mesa Diretora da Câmara, como primeira-vice-presidente. Em 2014 elegeu-se ao Senado, onde foi líder do governo de Michel Temer. Foi a primeira senadora a presidir a Comissão Mista de Orçamento (CMO) do Congresso.

1a suplente:
SOLANGE LUBE (MDB)

2a suplente:
VERA COSTA (PDT)

 

Conheça os candidatos ao Senado de todas as UFs

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
#eleições2022 Espírito Santo