Plenário terá sessão especial para comemorar os 70 anos da Rádio Itatiaia

Da Agência Senado | 22/08/2022, 11h51

O Senado vai comemorar os 70 anos de fundação da Rádio Itatiaia em sessão especial nesta quinta-feira (25), às 10h. Fundada em 20 de janeiro de 1952 pelo jornalista e radialista Januário Laurindo Carneiro, a Rádio Itatiaia tem sede em Belo Horizonte-MG.

O senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) é o autor do requerimento (RQS 116/2022) para promoção da sessão. Também assinaram o pedido os senadores Carlos Viana (PL-MG), Alexandre Silveira (PSD-MG), Nelsinho Trad (PSD-MS), Marcos Rogério (PL-RO), Jayme Campos (União-MT) e o senador licenciado Sérgio Petecão (PSD-AC). 

Pacheco justifica que a Rádio Itatiaia é a principal emissora de Minas Gerais e uma das cinco mais ouvidas do país. Além disso, ela foi a primeira no estado a utilizar satélite para fazer transmissões internacionais, assim como ao vivo pela internet. Como exemplo de sua atuação, a rádio cobriu todas as Copas do Mundo e Olimpíadas realizadas desde 1966.

“Maior rede de emissoras em território mineiro (chegando, atualmente, a mais de 800 municípios do estado), a Rede Itatiaia — composta pela Rádio Itatiaia AM/FM e mais quatro emissoras, localizadas em Juiz de Fora, Montes Claros, Ouro Preto e Varginha — busca identificar-se e adaptar-se à cultura local de cada região”, afirma Pacheco.

Por Mateus Souza, sob supervisão de Sheyla Assunção

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)