Comissão dos ferryboats do Maranhão será instalada nesta quarta

Da Agência Senado | 16/08/2022, 10h19

Será instalada nesta quarta-feira (17), às 11h, uma comissão temporária externa do Senado para verificar a situação da travessia de transporte por ferryboat no Estado do Maranhão. Na mesma reunião, programada para ocorrer em duas partes, vão ser escolhidos o presidente e o relator do colegiado. Também é esperada aprovação do plano de trabalho da comissão.

O requerimento para criar a comissão temporária é do senador Roberto Rocha (PTB-MA) e foi aprovado pelo Plenário em 13 de junho. Composta de três membros titulares e três suplentes, a comissão tem o objetivo de verificar, in loco, a situação da travessia de ferryboat que conecta a região ocidental do estado do Maranhão à ilha de São Luís. O prazo para atuação do grupo é de 120 dias.

De acordo com o senador, esse sistema de transporte é fundamental para os maranhenses e tem passado por uma crise, que tem impedido os cidadãos de exercerem o direito de ir e vir. O parlamentar menciona inclusive “risco à segurança daqueles que, após enfrentar filas quilométricas, precisam utilizar diariamente as embarcações ainda disponíveis”. Roberto Rocha informa que a situação precária vem desde 2015 e que as reclamações têm aumentado nos últimos tempos.

De acordo com informações publicadas pela imprensa, o número de ferryboats tem se mostrado insuficiente, entre outros motivos por conta da retenção de unidades pela fiscalização do setor. Outro problema grave é o impasse em torno da operação do ferryboat José Humberto, destinado à travessia Cujupe-São Luís. Decisão da Capitania dos Portos, atendendo a pedido do Ministério Público Federal, impede a embarcação de navegar por problemas de segurança, o que diminuiu sensivelmente a oferta de transporte para veículos e passageiros.

A reunião será em caráter semipresencial, no Plenário 15, na Ala Senador Alexandre Costa. 

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)