Para Confúcio Moura, Amazônia precisa de soluções próprias para seus problemas

Da Rádio Senado | 03/08/2022, 19h17

O senador Confúcio Moura (MDB-RO) afirmou, em pronunciamento nesta quarta-feira (3), que é preciso falar mais da Amazônia para que os brasileiros possam conhecer não apenas os problemas, como desmatamento e garimpo ilegais, fronteiras desprotegidas e crimes contra povos indígenas, mas também as soluções criativas e próprias que aquela região pode oferecer.

Segundo ele, a região oferece aos 24 milhões de brasileiros que lá vivem um cenário contraditório. Ao mesmo tempo que abriga um patrimônio incalculável, a Amazônia é palco da maior desigualdade brasileira em diversos setores, como educação, saneamento básico, diferença de renda, e pobreza.

Para Confúcio Moura, diante desse cenário, é preciso dotar a região de instrumentos próprios para a solução desses problemas, por meio da bioeconomia e a exploração sustentável dos recursos naturais.

 Até acho que deveria ter uma Embrapa, com outro nome, só para a Amazônia, só para pesquisar a Amazônia, ou então dar força às instituições, às universidades e às organizações não-governamentais existentes na Amazônia. Eu sou de lá, eu tenho muito orgulho daquela região, com muitos brasileiros produzindo grãos, produzindo soja, produzindo carne, muita riqueza. E podemos também reflorestar. Já existe na cidade de Vilhena (RO) alguns processos de reflorestamento muito rendosos — disse.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)