Nelsinho Trad pede medidas urgentes para evitar uma pandemia da varíola dos macacos

Da Rádio Senado | 03/08/2022, 19h47

O senador Nelsinho Trad (PSD-MS) destacou o novo desafio a ser enfrentado pelo sistema de saúde pública brasileiro. Em pronunciamento nesta quarta-feira (3), alertou sobre o mais recente surto do vírus da varíola dos macacos que ameaça a saúde da população mundial.  Para ele, o assunto é muito sério e requer medidas imediatas das autoridades, para evitar que a doença se torne uma “nova pandemia”.

Ao citar dados recentemente divulgados, Nelsinho Trad ressaltou que no Brasil já são mais de 1.400 casos confirmados de pessoas com a enfermidade. Esclareceu que, apesar da gravidade da doença, a taxa de mortalidade até o momento é de menos de 1%. Muito baixa, portanto, mas as precauções não devem ser negligenciadas, principalmente por parte dos indivíduos com saúde debilitada e com comorbidades.

O senador destacou ainda que, devido a gravidade da doença, o Ministério da Saúde elaborou uma nota técnica que informa que as “gestantes, as puérperas e as lactantes também fazem parte do grupo de risco”. Esse grupo de mulheres, portanto, deve usar máscaras de proteção facial e manter o afastamento social de pessoas com sintomas da doença. Alertou também para o uso de preservativos durante as relações sexuais, o que evita a contaminação.

— Essas medidas, inclusive, eu diria que devem ser respeitadas/observadas por todas as pessoas. Isto porque a varíola dos macacos é um vírus e é transmitido de uma pessoa a outra por meio de contato próximo, em particular pelas lesões que essa pessoa tem, por fluidos corporais, gotículas respiratórias e materiais contaminados, como roupas de cama — afirmou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)