'Jovens senadores' votam propostas legislativas na próxima sexta-feira

Da Agência Senado | 29/06/2022, 10h53

Estão marcadas para as 10h da sexta-feira (1º), no Plenário do Senado, a discussão e a votação dos projetos apresentados pelos participantes do Programa Jovem Senador 2022. Os 27 estudantes de escolas públicas de todo o Brasil são selecionados por meio de redação e passam uma semana em Brasília, vivenciando o trabalho desenvolvido pelos senadores. Eles receberam medalhas, notebooks, e têm feito visitas às dependências do Congresso Nacional e a lugares como a Catedral e o Palácio do Planalto, entre outras programações.

Desde a última segunda-feira (27), os estudantes têm se reunido em comissões temáticas, debatendo e elaborando as sugestões de projetos de lei que deverão ser votados.  

Desde a instituição do Programa Jovem Senador, em 2010, já foram apresentadas 54 proposições legislativas. Dessas, 40 foram aceitas pela Comissão de Direitos Humanos e Participação Legislativa (CDH) e passaram a tramitar como projetos de lei, e outras duas seguiram como propostas de emenda à Constituição. 

Nesta edição, foram eleitos como presidente e vice-presidente, respectivamente, os "jovens senadores" Quéren Hapuque de Araújo Lima, do Amapá, e Gabriel Cezar Luiz Rigolin, do Paraná. 

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)