Oriovisto Guimarães defende o fim do orçamento secreto

Da Agência Senado | 28/06/2022, 18h58

O senador Oriovisto Guimarães (Podemos-PR) informou, em pronunciamento nesta terça-feira (28), que preparou um pedido ao relator da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), senador Marcos do Val (Podemos-ES) para acabar com o orçamento secreto.

— Essa coisa de o dinheiro público ser gasto sem que ninguém saiba no que vai ser gasto, por que vai ser gasto, e por quem foi indicado, não existe nada mais indecente numa República do que isso — lamentou.

Para o senador, o fim do orçamento secreto é necessário para cessar as acusações contra os políticos de estarem gastando dinheiro público de maneira secreta. Ele ressaltou que “não há independência, não há um Parlamento analisando o que é melhor para o país; há um Parlamento composto de pessoas que estarão sempre sob suspeita, enquanto existir o tal do orçamento secreto”.

Oriovisto também destacou que se for o caso de mais verbas para emendas, que elas sejam igualitárias para todos os parlamentares.

— Alguma emenda parlamentar para atender algum recurso da sua cidade, por estar lá vivendo, por conhecer melhor a região, eu até defendo. São as emendas tradicionais, tanto as de bancada como as individuais, mas essa história de RP 9 [emenda de relator], isso é um escândalo, isso é indecente, isso precisa acabar. E nós temos uma oportunidade única de acabar com isso ou, se não acabar, deixar igualitário para todos. A maior homenagem que um político eleito pelo povo pode fazer a esse povo é ser transparente, é dizer a verdade. Decisões não transparentes, que buscam ocultar do povo aquilo que estamos fazendo, no meu entender, são um crime contra quem votou em nós — completou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)