Kajuru lamenta avanço da insegurança alimentar no Brasil

Da Rádio Senado | 26/05/2022, 13h59

O senador Jorge Kajuru (Podemos-GO) lamentou, em pronunciamento nesta quinta-feira (26), reportagens publicadas pela imprensa afirmando que a insegurança alimentar no Brasil dobrou em sete anos e que o risco de fome atingiu o nível recorde de 36% da população em 2021. A situação no Brasil é muito grave, advertiu. 

O senador citou pesquisa da FGV Social que mostra que a taxa de insegurança alimentar começou a aumentar a partir de 2014, quando a economia entrou em recessão. Segundo o estudo, os mais afetados são mulheres, famílias pobres e pessoas entre 30 e 49 anos.

Kajuru lembrou que o Brasil é o maior produtor mundial de açúcar, café, soja e milho, além de ser o segundo maior produtor mundial de carne bovina no mundo. Ele criticou o fato de o país ter um território enorme e uma grande capacidade de produzir alimentos, mas, mesmo assim, "desrespeita a garantia do direito humano à alimentação". 

— Os anos se passam, mas o Brasil não consegue dar comida para todos os brasileiros. É inadmissível, é humilhante. Mais do que nunca, é obrigação de todo o país assumir que é capaz de civilizar-se e criar um modelo de desenvolvimento econômico sustentável e uma sociedade sem miséria e sem fome — disse.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)