Nelsinho quer debate sobre denúncias de publicidade enganosa em redes de fast food

Elisa Chagas | 03/05/2022, 17h34

O senador Nelsinho Trad (PSD-MS) destacou, em pronunciamento nesta terça-feira (3), que a Comissão de Fiscalização e Controle (CTFC) aprovou requerimento de sua autoria para realizar audiência pública sobre denúncias que constatam publicidade enganosa na venda de sanduíches por duas redes de fast food com sede no Distrito Federal.

— Trata-se da comercialização de sanduíches que levam o nome de cortes nobres, como picanha e costela, mas que não passaria de aroma do molho, segundo consta nas denúncias. O caso foi denunciado no Procon-DF, que já obrigou a retirada dos sanduíches da comercialização — explicou.

O senador afirmou que a forma como foi concebida a campanha publicitária induz ao entendimento de um produto com características diferentes daquele que tem sido entregue. Nelsinho ressaltou que induzir o consumidor ao erro se caracteriza como publicidade enganosa.

— A gente precisa chamar quem denunciou pra saber qual foi o elemento que ele encontrou pra fazer essa denúncia e chamar os dois [estabelecimentos de fast food] que estão envolvidos — afirmou.

Para a audiência, Nelsinho sugeriu a presença de representantes do Procon; Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar), Burger King, McDonalds; Blog Comer com os Olhos e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)