Senado celebra Dia Internacional da Homeopatia em sessão especial na segunda

Da Agência Senado | 08/04/2022, 10h05

O Senado promove nesta segunda-feira (11), às 10h, uma sessão especial remota para comemorar o Dia Internacional da Homeopatia. O requerimento para a sessão (RQS 238/2022) foi apresentado pelo senador Nelsinho Trad (PSD-MS).  

Comemorada internacionalmente em 10 de abril, a data lembra o aniversário de Samuel Hahnemann, médico alemão fundador da homeopatia, prática integrativa criada em 1796 e trazida ao Brasil em 1840. De acordo com Nelsinho Trad, o Brasil é o segundo país do mundo em número de médicos homeopatas, sendo a especialidade reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) desde 1980 e ofertada no Sistema Único de Saúde (SUS) desde 2006. 

No requerimento, o senador explica ainda que a prática utiliza pequenas doses de substâncias que estimulam o corpo a reagir contra a doença, promovendo a cura da própria enfermidade, em vez de tratar apenas os sintomas. A terapia, de acordo com ele, não expõe o paciente à toxicidade das drogas medicamentosas.

“A homeopatia é um método baseado no 'princípio dos semelhantes', que objetiva fortalecer e otimizar a homeostase (o nosso poder de autocura), partindo da premissa de que qualquer sintoma causado por uma substância em altas doses numa pessoa saudável promoverá resposta de cura se administrada em doses mínimas em pessoas doentes cujos sintomas sejam semelhantes aos da substância”, explica. 

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
Homenagem Saúde Senador Nelsinho Trad