Confúcio lamenta evasão escolar no Brasil

Da Agência Senado | 30/03/2022, 18h47

Durante pronunciamento nesta quarta-feira (30), o senador Confúcio Moura (MDB-RO) lamentou a evação escolar registrada durante a pandemia. Ele citou estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre o fenômeno.

— Conforme dados do IBGE, mais de 250 mil alunos entre sete e 14 anos estão fora da escola. Ninguém estava preparado para o ensino remoto; foi uma improvisação para tentar resolver a dramática situação da educação a distância, e muitas dessas crianças não tinham tecnologia em casa para acompanhar as aulas on-line. Isso é realmente significativo e preocupante.

O senador também lamentou a queda na qualidade do ensino durante os últimos dois anos. Ele disse que o combate à evasão escolar está relacionado à aplicação de políticas públicas “que promovam condições de acesso às tecnologias digitais e às intervenções pedagógicas via internet”.

— As pesquisas feitas em São Paulo e em outros estados mostraram que os alunos desaprenderam muito e que o pouco que tinham aprendido eles esqueceram. Isso é extremamente grave. É imprescindível reverter essa conjuntura e compensar o tempo perdido. A situação atual da grave evasão escolar exige a participação das prefeituras, dos governos e da sociedade civil para uma busca ativa, buscando cada aluno precioso para voltar ao leito da escola.

Por Ana Paula Marques, sob supervisão de Patrícia Oliveira

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)