Comissão fará audiência pública para celebrar Dia Mundial da Água

Da Agência Senado | 21/03/2022, 16h07

Para celebrar o Dia Mundial da Água, a Comissão de Meio Ambiente (CMA) do Senado vai promover uma audiência pública nesta quarta-feira (23), com foco nas questões relacionadas à segurança hídrica e às mudanças climáticas. O debate começará logo depois da reunião deliberativa da comissão, marcada para as 8h30.

O Dia Mundial da Água é comemorado em 22 de março — a data foi instituída em 1993 pela Organização das Nações Unidas (ONU). 

O requerimento para a audiência (REQ 8/2022-CMA) foi apresentado pelo senador Jaques Wagner (PT-BA), presidente da comissão. Ele ressalta que, apesar de a água ser um bem essencial à vida, as estratégias de gestão dos recursos hídricos adotadas em muitos países têm provocado sua escassez em diversas localidades, sobretudo naquelas mais suscetíveis a processos de desertificação causados pela mudança do clima.

Convidados

Para a audiência, foram convidados:

  • Lara Iwanicki, gerente de campanhas da Oceana Brasil;
  • Valquíria Alves Smith Lima, da Articulação do Semiárido Brasileiro (ASA);
  • Leonardo Boff, teólogo e escritor;
  • Antonio Donato Nobre, pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

A Agência Nacional de Águas (ANA) também deve enviar um representante para o debate.

Como participar

O evento será interativo: os cidadãos podem enviar perguntas e comentários pelo telefone da Ouvidoria do Senado (0800 061 2211) ou pelo Portal e‑Cidadania, que podem ser lidos e respondidos pelos senadores e debatedores ao vivo. O Senado oferece uma declaração de participação, que pode ser usada como hora de atividade complementar em curso universitário, por exemplo. O Portal e‑Cidadania também recebe a opinião dos cidadãos sobre os projetos em tramitação no Senado, além de sugestões para novas leis.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)