Comissão Temporária de Petrópolis discute medidas de proteção a encostas

Da Agência Senado | 18/03/2022, 10h31

A Comissão Temporária de Petrópolis faz nesta segunda-feira (21), a partir das 10h, sua primeira audiência pública com convidados. A intenção, segundo os parlamentares, é discutir com representantes do setor público medidas de prevenção de acidentes, proteção de encostas e estudos geológicos. 

O colegiado, criado após as fortes chuvas de fevereiro que arrasaram a cidade serrana, atuará em conjunto com autoridades do município fluminense, do estado e do governo federal para garantir assistência às vítimas e medidas para evitar tragédia semelhante no futuro. 

Para a audiência pública foram convidados o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil do Ministério do Desenvolvimento Regional, Alexandre Lucas Alves;  o secretário de Defesa Civil do Rio de Janeiro, Leandro Sampaio Monteiro; o secretário de Defesa Civil e Ações Voluntárias do Município de Petrópolis, Gil Correia Kempers Vieira; o diretor-geral da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, Wagner Granja Victer; o secretário de Ambiente e Sustentabilidade do Estado do Rio de Janeiro, Thiago Pampolha; e o secretário de Meio Ambiente de Petrópolis, Carlos Alberto Muniz. Também foram chamados representantes da Agência Nacional de Mineração (ANM).  

A audiência desta segunda-feira segue o planejamento de trabalho estabelecido pelo relator da comissão, o senador Carlos Portinho (PL-RJ). Na semana passada, os parlamentares fizeram um sobrevoo na cidade.

A comissão, composta por 7 titulares e 2 suplentes, terá prazo de 30 dias para apresentar relatório. Os senadores Romário (PL-RJ) e Eduardo Girão (Podemos-CE) foram eleitos presidente e vice-presidente do colegiado, respectivamente. 

Como participar

O evento será interativo: os cidadãos podem enviar perguntas e comentários pelo telefone da Ouvidoria do Senado (0800 061 2211) ou pelo Portal e‑Cidadania, que podem ser lidos e respondidos pelos senadores e debatedores ao vivo. O Senado oferece uma declaração de participação, que pode ser usada como hora de atividade complementar em curso universitário, por exemplo. O Portal e‑Cidadania também recebe a opinião dos cidadãos sobre os projetos em tramitação no Senado, além de sugestões para novas leis.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)