Vai ao Plenário criação do Dia Nacional do Laringectomizado

Da Agência Senado | 10/03/2022, 14h19

A Comissão de Educação (CE) aprovou nesta quinta-feira (10) um projeto de lei que institui o Dia Nacional do Laringectomizado, a ser celebrado anualmente em 11 de agosto. O objetivo da proposta (PL 2.115/2019) é promover nesse período ações relacionadas à detecção precoce do câncer de laringe. Relatada pela senadora Zenaide Maia (Pros-RN), a matéria segue agora para votação em Plenário.

A laringectomia é a remoção total ou parcial da laringe, provocada geralmente pelo câncer. Na avaliação de Zenaide, a iniciativa de ter um dia especial para alertar sobre o procedimento vai colaborar com o esclarecimento da sociedade sobre a doença e incentivar a prevenção.

A detecção precoce do câncer na laringe é fundamental para que se providencie o devido tratamento médico ao paciente e que se obtenha, como consequência, potencial redução no número de mutilações e aumento da sobrevida, alertou a relatora. Na avaliação dela, é necessário conscientizar a sociedade para que busque apoio médico quando surgirem, de forma contínua, inadvertida e persistente, os sintomas mais comuns da doença: dor durante a deglutição, rouquidão e falta de ar.

A senadora ressaltou ainda, na leitura do relatório, que o câncer de laringe (principal causa da laringectomia) foi o quinto tipo mais comum entre os homens no ano de 2016.

Conhecida como “caixa de voz”, a laringe é responsável por atividades essenciais ao ser humano, como a fala, a deglutição e a respiração. Esse procedimento cirúrgico leva à alteração do fluxo do ar até os pulmões e à perda da voz laríngea.

O projeto de instituição da data é de autoria do deputado Daniel Vilela (MDB-GO).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)