Senado debaterá evasão escolar na pandemia em sessão temática

Da Agência Senado | 17/02/2022, 19h07

O Senado fará sessão de debates temáticos nesta segunda-feira (21) sobre estratégias para garantir o retorno e a permanência de crianças, adolescentes e jovens nas escolas públicas brasileiras. A reunião está prevista para as 14h e será promovida de forma remota.

No debate será abordada a prioridade máxima para garantir não só o retorno, mas a permanência dos alunos nas escolas públicas, como também será discutida uma ação coordenada e nacional para enfrentar os altos números de evasão e abandono escolar decorrentes da pandemia. O requerimento para a sessão (RQS 2.407/2021) é do senador Flávio Arns (Podemos-PR) e outros parlamentares. 

Na justificativa do requerimento, Anrs alerta para o impacto da pandemia de coronavírus sobre a área de educação e o problema da evasão escolar.

“O fechamento das escolas por razões sanitárias deixou milhares de estudantes sem acesso ao ensino (por falta de equipamentos e de internet, principalmente), mas também os afastou do contato com professores e colegas, criando um distanciamento em relação à sala de aula, o que levou muitos ao abandono dos estudos. Como agravante, muitos desses estudantes ficaram sem o suporte da alimentação escolar e sem as redes de apoio que a escola geralmente proporciona para aqueles que são mais frágeis ou vítimas de violência”. 

Convidados 

Foram convidados a participar da sessão temática representantes do Ministério da Educação (MEC), do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, do Movimento Todos pela Educação, da União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação (UNDIME), do Conselho Nacional de Secretários da Educação (CONSED). 

Por Ana Paula Marques com supervisão de Anderson Vieira.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)