Izalci pede esforço emergencial de qualificação dos professores de educação profissional

Da Rádio Senado | 10/02/2022, 18h41

Em pronunciamento, nesta quinta-feira (10), o senador Izalci Lucas (PSDB-DF) pediu um esforço emergencial de qualificação dos professores de educação profissional, diante das dificuldades que as empresas de tecnologia enfrentam para conseguir mão de obra qualificada. Para ele, esses professores não podem ser apenas teóricos, mas precisam de experiência no mercado. 

O parlamentar, que foi presidente da Comissão do Novo Ensino Médio, disse que a qualificação ainda é muito tímida e que a realidade brasileira é a existência de escolas sem banda larga, sem robótica e sem internet. Acrescentou que o resultado é a  ndústria brasileira ter mais de 500 mil vagas que não são preenchidas na área de tecnologia, pela falta de pessoas com a qualificação necessária.

 Izalci lembrou que esta defasagem ocorre ao mesmo tempo em que as grandes empresas de telecomunicação, de internet, “já detêm todas as nossas informações”.

— Hoje eles sabem qual é a comida de nossa preferência, quantas vezes nós compramos um remédio, em qual data, para que serve o remédio, Eles já têm tudo isso. Se você por acaso falar alguma coisa no celular, automaticamente já recebe uma propaganda daquilo que você comentou que gosta. Então nós vivemos hoje em um mundo totalmente digital — disse.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)