Para Esperidião Amin, missão diplomática à Rússia é importante para o agronegócio

Da Rádio Senado | 09/02/2022, 21h20

Em pronunciamento, nesta quarta-feira (9), o senador Esperidião Amin (PP-SC) destacou como importante a viagem que o presidente Jair Bolsonaro fará à Federação Russa do dia 14 a 17 deste mês. Segundo ele, um dos objetivos da visita visa “favorecer o comércio e a relação bilateral” entre as duas nações.  

O senador classificou como “importante” a iniciativa do governo brasileiro e dos empresários que farão parte da missão diplomática. Ele argumentou que será uma visita muito significativa, principalmente pela dependência do Brasil na importação de fertilizantes daquele país.

— Cito como absoluta prioridade essa visita, pelo fato de que o Brasil — Santa Catarina, em particular — ser exportador de carne suína certificada para a Federação Russa, além de produtos da avicultura. Nós abrimos essa exportação em 2001. Eu fiz essa viagem, à época como governador do estado, à Rússia, em março de 2001. De lá para cá, até 2017, só vimos crescer essa relação comercial. Infelizmente, houve um baque nesse ano, o de 2017 — ressaltou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)