MP libera recursos para distribuição de alimentos a quilombolas

Da Redação | 29/12/2021, 17h27

Foi editada nesta terça-feira (28) medida provisória que abre crédito extraordinário de R$ 167,2 milhões para o Ministério da Cidadania. A MP 1.087/2021 deve garantir a distribuição de cestas de alimentos à população quilombola. A medida atende a uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). 

A decisão do colegiado, de fevereiro de 2021, se deu no âmbito de uma ação (ADPF 742) proposta pela Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq) e pelos partidos políticos PSB, Psol, PCdoB e PT. O colegiado determinou que o governo federal elaborasse, no prazo de 30 dias, um plano nacional de enfrentamento da pandemia da covid-19 voltado à população quilombola.

Depois da apresentação do plano pelo governo, os autores da ação apresentaram petição em que foram apontadas falhas no cumprimento da decisão. A conclusão foi de que algumas ações apontadas pelo governo como parte do plano eram, na verdade, anteriores a ele.  

Em junho, o ministro Edson Fachin deu prazo de 15 dias para que a União adotasse providências sobre o fornecimento de água potável e a adoção de medidas de segurança alimentar à população quilombola. Depois, em setembro, o ministro determinou que União apresentasse, também em 15 dias, uma proposta de ampliação do fornecimento de água potável e a distribuição de alimentos — incluindo merenda escolar — a todas as comunidades quilombolas.

Com informações da Agência Brasil e do Supremo Tribunal Federal

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)