Plínio Valério critica países ricos e diz que COP26 não apresenta soluções

Da Rádio Senado | 10/11/2021, 21h39

Em pronunciamento nesta quarta-feira (10), o senador Plínio Valério (PSDB-AM) disse terem sido realizados 26 encontros sobre a Conferência do Clima (COP26), da Organização das Nações Unidas (ONU), mas que, até o momento, nenhuma efetiva medida foi tomada que de fato “auxiliasse os brasileiros” na preservação das florestas.

Para o senador, o que se tem visto são atitudes pouco significativas por parte das nações mais ricas. Em sua opinião, tudo não passa de discursos “exibicionistas e hipócritas”, que, durante as conferências, servem para “iniciativas improdutivas” que pouco contribuíram para o enfrentamento dos problemas ambientais.

— É o que venho mostrando nesta tribuna no que se refere à nossa Amazônia. Tenho exposto a hipocrisia que marca a grande maioria das iniciativas nacionais e, principalmente, internacionais, voltadas para a nossa Amazônia. A todas eles, particularmente às ligadas a nações de primeiro mundo, se poderia aplicar com toda propriedade o ditado: ‘façam o que digo, mas não façam o que eu faço‘ — declarou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)