Zenaide critica privatização dos Correios

Da Rádio Senado | 26/10/2021, 20h12

Em pronunciamento nesta terça-feira (26), a senadora Zenaide Maia (Pros-RN) manifestou-se contra a privatização dos Correios. Ela afirmou que a empresa é lucrativa e que o processo provocará desemprego não apenas entre servidores públicos, mas também entre funcionários terceirizados.

Zenaide também criticou o sistema bancário, lembrando a estimativa de que os bancos do país, em meio à pandemia de coronavírus, obtiveram um lucro líquido de R$ 62 bilhões no primeiro semestre deste ano, o que representaria um aumento de 53% em relação ao mesmo período de 2020. Ela afirmou que, apesar da liberação de cerca de R$ 1,3 trilhão para os bancos, para que esses recursos fossem emprestados às pequenas e microempresas para evitar o desemprego, essas instituições dificultaram a concessão de créditos.

Quanto aos aumentos nos preços dos combustíveis, a senadora disse que a Petrobras deixa as refinarias trabalhando com metade de sua capacidade, para poder, segundo ela, exportar o óleo bruto e importar combustível em dólar.

— E o povo brasileiro está com fome — protestou Zenaide.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)