Leilão do 5G será tema de audiência pública nesta quinta-feira na CCT

Da Agência Senado | 05/10/2021, 15h54

A Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT) faz nesta quinta-feira (7), a partir das 11h, uma audiência pública sobre o processo de licitação do 5G, a quinta geração de redes móveis. Na semana passada, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou as regras gerais do leilão, marcado para 4 de novembro. 

A audiência pública atende pedido do senador Jean Paul Prates (PT-RN), responsável por apresentar um relatório na CCT sobre a implantação do 5G no país. Entre os convidados, estão o presidente da Anatel, Leonardo Euler de Morais; a presidente da subcomissão da Câmara sobre o tema, deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC); e representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

Jean Paul destaca que hoje já são 65 países conectados à internet móvel de quinta geração. E lembra que ainda não há certeza de quando o Brasil contará com esse serviço:

“O leilão para a implementação da tecnologia no Brasil será a maior licitação de radiofrequências já realizada no país e a maior para a tecnologia de quinta geração no mundo todo. Lembramos ainda que há uma disputa mundial pelo comércio da tecnologia 5G, já que os bloqueios feitos pelos Estados Unidos e por outros países europeus às empresas chinesas têm provocado uma verdadeira corrida para a substituição de tecnologias nessas nações”, afirma o senador.

Como participar

O evento será interativo: os cidadãos podem enviar perguntas e comentários pelo telefone da Ouvidoria do Senado (0800 061 2211) ou pelo Portal e‑Cidadania, que podem ser lidos e respondidos pelos senadores e debatedores ao vivo. O Senado oferece uma declaração de participação, que pode ser usada como hora de atividade complementar em curso universitário, por exemplo. O Portal e‑Cidadania também recebe a opinião dos cidadãos sobre os projetos em tramitação no Senado, além de sugestões para novas leis.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)