Girão acusa CPI da Pandemia de ignorar desvios de verbas federais durante a pandemia

Da Agência Senado | 29/09/2021, 21h55

Em pronunciamento, nesta quarta-feira (29), o senador Eduardo Girão (Podemos-CE) afirmou que a CPI da Pandemia está chegando ao fim sem atender a um dos requerimentos que deram origem a ela. Para ele, faltou investigar as irregularidades que teriam ocorrido em estados e municípios por suposto desvio de verbas federais durante a pandemia do coronavírus.

O senador falou sobre a importância do que foi apurado até este momento na Comissão de Inquérito, mas ressaltou que a CPI da Pandemia ignorou os “bilhões de reais” recebidos pelos estados e municípios. Para ele, “existe uma blindagem explícita de poderosos dentro da CPI”.

— Não porque nós não queremos, mas porque não deixaram a gente fazer a apuração desses bilhões de reais de verbas federais enviadas para Estados e Municípios. Foram realizadas mais de 130 operações pela Polícia Federal, uma das entidades mais acreditadas do nosso País e pela própria CGU [Controladoria-Geral da União], que confirmaram gravíssimas irregularidades, exatamente nesses entes federados no combate à pandemia  — disse Girão.

O parlamentar destacou que considera como “símbolo nacional de corrupção” na pandemia a compra fraudulenta de respiradores em todo país. O senador citou a aquisição de respiradores pelo Consórcio Nordeste, por casa de massagem, loja de vinho e loja de brinquedo.

— Esses casos escandalosos podem ser apenas a ponta do iceberg, neste País fantástico, onde, infelizmente, os valores da corrupção, ainda, nós temos todas essas notícias que a gente não pode apurar nessa CPI — declarou.

 O Parlamentar ainda disse que está coletando assinaturas para criar uma Comissão Mista Parlamentar de Inquérito (CPMI) para que se a busque a imparcialidade, a verdade sobre esses desvios, desperdícios, corrupção, que não ocorreu na CPI da Pandemia.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)