Girão chama sociedade para se manifestar pela liberdade de expressão no dia 7 de setembro

Da Rádio Senado | 02/09/2021, 20h07

Em pronunciamento, nesta quinta-feira (2), o senador Eduardo Girão (Podemos-CE) afirmou que a manifestação pacífica e ordeira no dia 7 de setembro é o que resta à sociedade, num cenário em que as instituições se omitem diante da afronta à liberdade de expressão de grupos conservadores.

Segundo ele, essa parcela da sociedade tem sofrido com decisões e medidas arbitrárias tomadas pela CPI da Pandemia, pelo Supremo Tribunal Federal e pelo Tribunal Superior Eleitoral, como quebras de sigilo e desmonetização de sites, num processo abusivo de intimidação e censura prévia.

— Diante de uma crise institucional que se agrava a cada dia, eu pergunto: onde estão os homens e mulheres de bem do Brasil? Onde estão os homens e mulheres de bem para lutar pela liberdade, com respeito, de forma pacífica, para os nossos filhos e netos terem esse direito fundamental?, questionou.

Segundo Girão, o STF nada fez, quando acionado para impedir afrontas ao direito constitucional de livremente expressar as ideias, referindo-se ao inquérito das fake news.

Por sua vez, continuou, o Senado Federal, quando foi chamado para corrigir os abusos de ministros da Suprema Corte, também se omitiu, ao rejeitar os pedidos de impeachment dos magistrados.

Por fim, o senador lembrou que não se justificam as intimidações a quem deseja se expressar livremente, uma vez que a legislação brasileira tem ferramentas próprias para penalizar eventuais equívocos.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)