Comissão Senado do Futuro debate qualificação profissional

Da Agência Senado | 25/08/2021, 15h00

Com o tema “A superação da escassez de recursos humanos para a transformação da economia brasileira”, a Comissão Senado do Futuro (CSF) promove audiência pública interativa, na sexta-feira (27), às 16h. A reunião será remota.

Todos os convidados já confirmaram participação no debate:

  • Adolfo Furtado, da empresa Klabin

  • Heitor Mello Peixoto, da empresa Eyesonfuture

  • Paulo Passaro, da empresa Korn Ferry

  • Dalva Moreira, da empresa International Flavors and Fragances (IFF)

A audiência pública foi requerida pelo presidente da CSF, senador Izalci Lucas (PSDB-DF). Na avaliação do senador, um dos maiores entraves para o desenvolvimento da economia nacional é a escassez de recursos humanos, principalmente de profissionais ligados às novas tecnologias digitais.

Izalci afirma que a baixa qualidade da educação básica e da educação profissional contribui para esse quadro de poucas pessoas especializadas em áreas como engenharia e tecnologia da informação.

“As formas como as empresas enxergam este cenário e atuam para mitigar as dificuldades encontradas fornecem importantes lições para ajudar o país a superá-las. Tendo em vista a relevância estratégica do tema para o futuro do país, proponho a realização dessa audiência pública”, diz Izalci no requerimento. 

Como participar

O evento será interativo: os cidadãos podem enviar perguntas e comentários pela telefone da Ouvidoria do Senado (0800 061 2211) ou pelo Portal e‑Cidadania, que podem ser lidos e respondidos pelos senadores e debatedores ao vivo. O Senado oferece uma declaração de participação, que pode ser usada como hora de atividade complementar em curso universitário, por exemplo. O Portal e‑Cidadania também recebe a opinião dos cidadãos sobre os projetos em tramitação no Senado, além de sugestões para novas leis.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)