Comissão da Covid-19 debate perigos da variante delta nesta sexta-feira

Da Redação | 18/08/2021, 18h07

A Comissão Temporária da Covid-19 promove nesta sexta-feira (20) uma audiência pública interativa para debater riscos e impactos da variante delta do coronavírus, além do eventual surgimento de outras variantes, no Brasil. A reunião está marcada para as 10h.

Em recente levantamento do Ministério da Saúde já haviam sido confirmados 1.051 casos da variante delta no país, com 41 vítimas fatais. Essa cepa é considerada mais transmissível que as anteriores. Segundo o boletim do Ministério da Saúde, a variante delta já circula em 13 estados e no Distrito Federal. 

Também devem ser discutidas na audiência pública: a questão do relaxamento de medidas protetivas e desativação de leitos; a realização de eventos de grande porte como Réveillon e Carnaval; se há necessidade de incremento do Orçamento e de medidas adicionais de prevenção e logística para enfrentamento da pandemia.

Foram convidados para o debate (todos irão participar por meio de videoconferência):

  • Daniela Marreco Cerqueira, representante da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa);
  • Guilherme Loureiro Werneck, professor da Universidade Estadual do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ);
  • Raquel Stucchi, professora da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp);
  • Renan Pedra, professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG);
  • Monica Levi, integrante da diretoria da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm);
  • um representante do Ministério da Saúde (que ainda será confirmado).

A audiência será interativa, com a possibilidade de participação do público. 

Como participar

O evento será interativo: os cidadãos podem enviar perguntas e comentários pelo Portal e‑Cidadania, que podem ser lidos e respondidos pelos senadores e debatedores ao vivo. O Senado oferece uma declaração de participação, que pode ser usada como hora de atividade complementar em curso universitário, por exemplo. O Portal e‑Cidadania também recebe a opinião dos cidadãos sobre os projetos em tramitação no Senado, além de sugestões para novas leis.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)