Pacheco vai propor semana de esforço concentrado no Senado

Da Agência Senado | 10/06/2021, 18h29

Na reunião do Colégio de Líderes prevista para esta sexta-feira (11), a partir das 9h, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, vai propor que o Senado faça uma semana de esforço concentrado entre 21 e 25 de junho. Ele fez esse anúncio no início da sessão deliberativa do Plenário desta quinta-feira (10).

— [Será] Um esforço concentrado que envolverá a presença física dos senadores. Portanto, teremos obviamente que observar a disciplina do distanciamento e dos rigores sanitários em função do momento excepcional que vivemos, de pandemia — disse. 

Pacheco destacou que entrarão na pauta da semana de esforço concentrado as sabatinas e as votações dos indicados para cargos em agências reguladoras, no Conselho Nacional do Ministério Público, no Conselho Nacional de Justiça, em embaixadas e de ministro de tribunal superior.

Comissões permanentes

O presidente do Senado também informou que pretende reunir a Comissão Diretora do Senado para promover uma alteração em ato relacionado ao funcionamento das comissões permanentes. Pacheco afirmou que, com essa alteração, as comissões permanentes poderão reiniciar suas atividades durante a semana de esforço concentrado, mas por meio de reuniões virtuais.

Faltas justificadas

Rodrigo Pacheco pediu “empenho e dedicação” dos parlamentares durante o esforço concentrado, que será presencial. O senador Jorge Kajuru (Podemos-GO), que é diabético, demonstrou preocupação com os colegas que fazem parte dos grupos de risco em relação à covid-19. 

— Eu vou consultar o meu médico e só participarei presencialmente se houver a liberação dele. Do contrário, eu não vou colocar minha vida em brincadeira, não, presidente — declarou Kajuru.

Apesar de as reuniões serem presenciais, Pacheco garantiu que todos os cuidados serão adotados. Ele afirmou que em eventual impossibilidade de comparecimento, a falta será devidamente justificada.

Ana Lídia Araújo sob a supervisão de Patrícia Oliveira.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)