Senado se ilumina de laranja em apoio a campanha de prevenção ao melanoma

Da Comunicação Interna | 24/05/2021, 12h24

O Anexo I e a cúpula do Senado estão iluminados com a cor laranja desde o último domingo (23) até a noite desta segunda-feira (24), em apoio à campanha de conscientização e combate ao melanoma. A iniciativa é da deputada federal Silvia Cristina (PDT-RO), coordenadora da Frente Parlamentar Mista em Prol da Luta contra o Câncer. Maio é o mês internacional de prevenção a esse tipo de câncer.

O melanoma, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca) do Ministério da Saúde, é um câncer de pele com origem nos melanócitos (as células produtoras de melanina, que determinam a cor da pele) e é mais frequente em adultos de pele clara. O melanoma pode aparecer em qualquer parte do corpo, na forma de manchas, pintas ou sinais. Nos indivíduos de pele negra, é mais comum nas áreas claras, como palmas das mãos e plantas dos pés.

O melanoma representa apenas 3% das neoplasias malignas da pele. É o tipo mais grave, devido à  alta possibilidade de provocar metástase (disseminação para outros órgãos). O prognóstico desse tipo de câncer pode ser considerado bom se detectado em sua fase inicial. 

Com informações do Ministério da Saúde

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
Câncer Ministério da Saúde Saúde