Senado faz sessão em homenagem ao Dia do Contabilista nesta sexta

Da Agência Senado | 29/04/2021, 10h14

O Senado fará nesta sexta-feira (30), a partir das 10h, uma sessão especial em homenagem ao Dia do Contabilista, comemorado em 25 de abril. O pedido para a realização da sessão foi do senador Izalci Lucas (PSDB-DF). No requerimento, Izalci lembra que os contabilistas englobam contadores (bacharéis em ciências contábeis) e técnicos em contabilidade (de nível médio).

"É perceptível a mudança na forma como a sociedade enxerga o profissional de contabilidade. Cada vez mais, as empresas, contribuintes e o cidadão percebem o alcance do trabalho do contabilista, que é figura-chave para que as organizações tenham sucesso. Qual uma bússola, ajuda a administração a manter a rota prevista e afasta as incertezas provocadas por turbulências que atingem a economia e o mercado", argumenta o autor no requerimento.

Izalci acrescenta que a tarefa do contabilista, entre outras, é organizar e supervisionar a contabilidade de uma empresa ou instituição, pública ou privada. Ele reforça que os contabilistas exercem relevante função social, pois colaboram com o governo "em todas as esferas, funcionando como verdadeiros agentes arrecadadores".

O senador lembra que a categoria ainda atua como revisora de contas e auditores externos, com conhecimentos sobre economia, direito, administração, recursos humanos, matemática e estatística. Os conselhos regionais de contabilidade (CRCs) possuem hoje registros de mais de 450 mil contabilistas atuando no país. A sessão contará com representantes de conselhos de várias regiões do país.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
Homenagem Senador Izalci Lucas