Chico Rodrigues propõe mutirão nacional de vacinação contra a covid-19

Da Rádio Senado | 19/04/2021, 17h38

Em pronunciamento nesta segunda-feira (19), o senador Chico Rodrigues (DEM-RR) propôs um mutirão nacional de vacinação, que inclua os sábados e domingos, para acelerar a imunização da população brasileira. Ele pediu ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, coordenador do Comitê Nacional para o Enfrentamento da Pandemia, que sugira esse esforço conjunto ao presidente Jair Bolsonaro e demais autoridades.

Segundo ele, até 16 de abril foram compradas 47 milhões de doses de vacinas, mas apenas 33 milhões foram aplicadas. O restante, de acordo com Chico Rodrigues, está parado, em poder das prefeituras e dos governos dos estados e do Distrito Federal.

— Então, com esse mutirão nacional de vacinação, contando com a presença e a logística do exército brasileiro e com os mais de 40 mil postos de vacinação e postos do SUS, que estarão disponíveis, inclusive aos sábados, domingos e feriados, nós vamos acelerar a vacinação da população brasileira. Isso é lógico — afirmou.

O senador destacou que há uma compreensão geral de que a única forma de derrotar a covid-19 é a imunização efetiva através da vacinação. Assim, sua iniciativa atende a um clamor da população, que deseja que as vacinas comecem a ser aplicadas assim que cheguem a estados e municípios. Chico Rodrigues considerou um absurdo que no seu estado, Roraima, os imunizantes demorem em média 40 dias para sua aplicação, a partir do momento em que são recebidos. 

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)