Bancada feminina pede ajuda à OMS para aquisição e entrega de vacinas e 'kit intubação'

Da Agência Senado | 19/04/2021, 17h14

A bancada feminina do Senado enviará, nesta segunda-feira (19), ofício à diretora-assistente da Organização Mundial da Saúde (OMS), Mariângela Batista Galvão Simão, para pedir ajuda da entidade para aquisição de vacinas contra a covid-19 e medicamentos do chamado “kit intubação” — com efeito sedativo e usado para permitir o uso de respiradores.  As senadoras pedem que a organização interceda junto às empresas e aos laboratórios para agilizar a entrega dos insumos para o Brasil. 

O documento, a ser assinado pelas 12 parlamentares da bancada, descreve o cenário crítico em que o sistema de saúde do país se encontra, com falta de oxigênio, sedativos e neurobloqueadores usados para intubação dos pacientes graves de covid-19: “Só em São Paulo, estado brasileiro mais populoso e referência para atendimentos médicos, 68% dos serviços de saúde já estão com os estoques de neurobloqueadores e sedativos zerados. Grande parte dos outros estados brasileiros possui estoques em estágio crítico, com margem de cobertura para apenas 2 ou 3 dias”, relatam no ofício.

O texto também menciona o ocorrido em Manaus, em janeiro, quando inúmeros pacientes morreram por falta de oxigênio. “Não é aceitável que se repita em nenhum outro lugar o ocorrido em Manaus no início deste ano, em que a escassez do fornecimento de oxigênio hospitalar levou à morte, por asfixiação, muitos brasileiros”. 

Colapso 

A líder da bancada feminina, senadora Simone Tebet (MDB-MS), ressaltou que a crise de desabastecimento não afeta somente os hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS), mas também os hospitais particulares em todo o país. “A situação é gravíssima, estamos na iminência de um verdadeiro colapso”, afirmou. 

No ofício, as senadoras também elogiaram o atual ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. Elas dizem que o ministro vem se esforçando para a construção de uma frente ampla de atuação para implementar medidas alternativas urgentes de suporte ao sistema de saúde brasileiro. No entanto, as parlamentares pedem ajuda da OMS para evitar que a situação no país se agrave ainda mais pela falta de insumos.  

“É nesse momento que as ações preventivas e o planejamento a médio e longo prazos devem acontecer, para evitar que os tristes dados estatísticos, como os do mês passado, pico da pandemia no Brasil, voltem a estampar os nossos jornais e ceifar as vidas de inúmeros brasileiros”, diz trecho da carta. 

O documento deve ser assinado pelas senadoras Daniella Ribeiro (PP-PB), Eliziane Gama (Cidadania-MA), Kátia Abreu (PP-TO), Leila Barros (PSB-DF), Mailza Gomes (PP-AC), Mara Gabrilli (PSDB-SP), Maria do Carmo Alves (DEM-SE), Nilda Gondim (MDB-PB), Rose de Freitas (MDB-ES), Simone Tebet (MDB-MS), Soraya Thronicke (PSL-MS) e Zenaide Maia (Pros-RN). 

Pandemia no Brasil 

De acordo com os números registrados oficialmente, mais de 370 mil pessoas morreram no Brasil de covid-19 desde o início da pandemia, e quase 14 milhões foram infectados pelo vírus no país até o momento, de acordo com o consórcio de veículos de imprensa. 

Segundo o mesmo consórcio, 26.024.553 brasileiros tomaram a primeira dose da vacina contra a covid-19, o que corresponde a 12,29% da população. Já a segunda dose foi aplicada em 9.479.785 pessoas (4,48% da população). No total, mais de 35 milhões de doses foram aplicadas.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)