Senado irá fazer sessão especial para homenagear os 61 anos de Brasília

Da Redação | 16/04/2021, 20h06

O Plenário virtual do Senado tem sessão especial na segunda-feira (19), às 10h, para a comemoração dos 61 anos de Brasília. O requerimento que pediu a homenagem é do senador Izalci Lucas (PSDB-DF). A capital federal foi inaugurada em 21 de abril de 1960.

Na justificativa do requerimento (RQS 2.585/2020), Izalci destaca que Brasília foi o primeiro núcleo urbano do século 20 considerado digno de ser incluído na lista de bens de valor universal, recebendo o título de Patrimônio Cultural da Humanidade da Unesco em 1987.

Izalci ressalta a importância de fazer a homenagem justamente no Congresso, "Casa de leis que foi pensada e criada pelo grande arquiteto Oscar Niemeyer e o saudoso presidente da República Juscelino Kubitschek de Oliveira".

O senador afirma ainda que o reconhecimento do valor patrimonial de Brasília tem origem no plano urbanístico de Lúcio Costa, concebido em quatro escalas estruturais: monumental, gregária, residencial e bucólica. "Da interação dessas quatro escalas, nasceu uma cidade que, 'sendo monumental', é também cômoda, eficiente, acolhedora e íntima. É, ao mesmo tempo, derramada e concisa, bucólica e urbana, lírica e funcional”, enfatiza no documento.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)