Comissão da Covid-19 apresentará balanços semanais no Plenário do Senado

Da Redação | 09/03/2021, 18h45

A comissão temporária de senadores criada para acompanhar as ações contra a covid-19 irá apresentar um balanço semanal de suas atividades ao Plenário do Senado. Essa prestação de contas foi proposta pelo presidente da comissão, senador Confúcio Moura (MDB-RO), nesta terça-feira (9). 

— O assunto do Brasil hoje é vacina, é morte, é contaminação pelo coronavírus. Então eu gostaria que fossem designados cinco minutos por sessão, a cada semana, para que essa comissão possa apresentar claramente os resultados — disse Confúcio Moura ao solicitar ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, a autorização para a apresentação do balanço semanal. 

Confúcio Moura acrescentou que "todos os demais senadores interessados participam muito [da comissão], querem resultados; todos estão aflitos para dar respostas aos seus estados; as UTIs estão cheias, os hospitais estão cheios e quase não há o que se fazer". O presidente do Senado acatou a solicitação.

Além disso, Rodrigo Pacheco se comprometeu em participar da próxima reunião da comissão.

— Essa comissão, de fato, é muito importante para o acompanhamento, para a fiscalização, para o monitoramento e para sugestões de ações contra a pandemia — afirmou ele.

A senadora Zenaide Maia (Pros-RN), que faz parte da comissão,  parabenizou a ideia de Confúcio Moura. 

— A gente tem que dar esse espaço para Confúcio dividir a responsabilidade desse acompanhamento, principalmente no que se refere à vacinação —  ressaltou ela. 

Cronograma de vacinação

Ao acatar a sugestão de Confúcio Moura, Rodrigo Pacheco também lembrou que enviou um requerimento ao ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello, em que solicita informações sobre o cronograma de vacinação contra a covid-19. Esse ofício também foi assinado pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira.

Fiz esse requerimento ontem [segunda-feira] como presidente do Congresso Nacional, acompanhado de Arthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados, porque houve uma manifestação, durante sessão especial do Senado, a respeito de um cronograma de vacinas que a todo instante sofre modificações. É natural que haja essas modificações em razão de fatos até então imprevisíveis ou supervenientes, mas nós precisamos acompanhar qual é o cronograma, a expectativa concreta da vacinação no Brasil — explicou Pacheco.

Ana Lídia Araújo sob a supervisão de Paola Lima

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)