Paim celebra ratificação da Convenção Interamericana contra o Racismo

Da Rádio Senado | 25/02/2021, 16h01

Em pronunciamento nesta, quinta-feira (25), o senador Paulo Paim (PT-RS) comemorou a aprovação pelo Senado da ratificação da Convenção Interamericana contra o Racismo, a Discriminação Racial e a Intolerância. No ano passado, a Câmara dos Deputados já tinha ratificado este tratado internacional, que teve Paim como relator aqui no Senado.

O parlamentar destacou que a convenção prevê proteção contra a discriminação e a intolerância, baseadas em raça, cor, ascendência ou origem nacional ou étnica. O texto determina que os países devem eliminar, prevenir, proibir e punir todos os atos e manifestações de racismo.

Paim agradeceu a todos os que contribuíram para mais este avanço, com destaque para os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, além de ex-ministros, políticos, diplomatas e militantes dos movimentos sociais.

— A caminhada contra o racismo estrutural no Brasil é muito longa. Vamos seguir em frente, fazendo sempre a boa luta, o bom combate, acreditando que é possível, sim, um país sem racismo, sem discriminação, sem qualquer tipo de ato de agressão aos movimentos, ao negro ou ao branco — afirmou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)