Senado inaugura placa comemorativa do Sistema de Deliberação Remota

Da Comunicação Interna | 22/02/2021, 17h50

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e seu antecessor, Davi Alcolumbre (DEM-AP), inauguraram nesta segunda-feira a placa comemorativa do Sistema de Deliberação Remota (SDR), nas instalações da Secretaria de Tecnologia da Informação do Senado (Prodasen). O evento, que contou com a presença do secretário-geral da Mesa, Luiz Fernando Bandeira de Mello, e da diretora-geral do Senado, Ilana Trombka, e celebrou o êxito da ferramenta, que garantiu a discussão e a votação remotas de matérias pelo Senado desde o início da pandemia de covid-19.

A solenidade também marcou o último dia de Bandeira de Mello como secretário-geral da Mesa. Ele assume uma vaga no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) nesta terça-feira (23).

Bandeira ressaltou o companheirismo dos colaboradores no período em que esteve à frente da Secretaria-Geral da Mesa do Senado. E relembrou fatos e momentos marcantes do seu trabalho.

Futuro

Bandeira se disse agradecido pelos anos de serviço e pelo compartilhamento de experiências e ideias. Ele frisou que a atuação dos setores de tecnologia da Casa e a construção de novos caminhos de atuação remota fazem parte de um legado a ser deixado para as gerações futuras.

— Este descerramento [da placa comemorativa] marca o momento de ineditismo que vivemos diante de uma situação difícil e é uma demonstração de um trabalho em equipe feito diuturnamente. Em vários momentos, isso alavancou o Senado para o reconhecimento internacional, e sou grato por ter feito parte dessa história. Tivemos uma guerra pela vida recentemente e haverá outras trincheiras. Podem contar sempre comigo — disse Bandeira, que ocupou o cargo de secretário-geral da Mesa nos últimos sete anos.

A diretora-geral do Senado, Ilana Trombka, agradeceu a Bandeira os serviços prestados. Segundo Ilana, a atuação do secretário-geral da Mesa desde o início da pandemia de covid-19 foi decisiva para o Prodasen e outros setores da Casa terem obtido sucesso na continuidade do trabalho legislativo e administrativo do Senado.

— Reagimos de forma pioneira no começo desta situação toda e, em questão de sete dias, estávamos em condições de deliberar os assuntos importantes para o Brasil. Isso precisa estar registrado na história do Congresso e do país. Esta homenagem ao Bandeira é justa, porque as ações dele foram fundamentais não só nesse processo, como também nos últimos sete anos — destacou Ilana.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)