Jayme Campos aponta ações do Congresso para fazer Brasil superar crise

Da Redação | 04/02/2021, 21h55

Ao afirmar, em pronunciamento nesta quinta-feira (4), que 2021 será um ano desafiador, o senador Jayme Campos (DEM-MT) defendeu que os três Poderes da República assumam o papel de indutor do desenvolvimento do país e busquem a pacificação social, por meio do entendimento e do diálogo entre seus integrantes. 

Para alcançar esses objetivos, o Congresso Nacional, na opinião de Jayme Campos, deverá atuar em três frentes, sendo a primeira delas garantir a vacinação em massa da população.

Outro tema para o qual o Congresso deverá orientar seus esforços, disse o senador, é a aprovação de propostas voltadas ao socorro da parcela mais vulnerável da sociedade. Jayme Campos citou estudo no qual a Fundação Getúlio Vargas alerta que, por causa do fim do pagamento do auxílio emergencial, mais de 20 milhões de brasileiros passarão a viver em extrema pobreza, com uma renda familiar per capita inferior a R$150.

O senador defendeu ainda a adoção de ações para tirar o país da crise econômica. Só assim, afirmou, será possível promover a retomada da normalidade no Brasil.

— Temos de avançar com reformas estruturais relevantes, como a tributária, a social, a melhoria da prestação de serviços públicos, o aumento de investimento em infraestrutura e o aprimoramento do nosso modelo federativo. Além de eliminarem distorções do atual sistema produtivo, em médio e longo prazos, as mudanças teriam capacidade de aumentar o nível de investimentos público e privado e estimular a criação de mais oportunidades na sociedade".

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)