TSE diz que lentidão no processo de soma dos votos está atrasando a apuração

Da Redação | 15/11/2020, 20h34

Selo eleições 2020O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) justificou o atraso na divulgação da apuração da eleição deste domingo (15) a uma lentidão no processo de soma dos votos. Segundo o TSE, os dados estão sendo remetidos normalmente pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) e recepcionados normalmente pelo banco de totalização, que está somando o conteúdo de forma mais lenta que o previsto.

Nesta eleição, o tribunal está centralizando a divulgação dos resultados, ao contrário do que aconteceu em pleitos anteriores, quando os tribunais regionais eram os responsáveis por publicar os dados.

Em coletiva no início da tarde, o presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, afirmou que houve uma tentativa de acessos simultâneos aos sistemas do tribunal. Segundo Barroso, o ataque foi prontamente bloqueado pela área de tecnologia do TSE e empresas de telefonia. De acordo com o TSE, a lentidão na divulgação não está relacionada a essa tentativa.

Novas tecnologias

O TSE está avaliando possíveis inovações no sistema de votações do país. Neste domingo, 31 empresas de tecnologia apresentaram sugestões em simulações de votação em candidatos fictícios. Barroso participou de uma dessas simulações em Valparaíso de Goiás (GO) e afirmou que o tribunal vai analisar os resultados dessas propostas, apesar da confiança no atual sistema de urnas eletrônicas.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)