Senado aprova indicação de novo diretor-geral da Antaq

Da Redação | 20/10/2020, 19h38

O Plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (20) a indicação do auditor fiscal Eduardo Nery Machado Filho para o cargo de diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) (MSF 64/2020). Foram 39 votos a favor, 5 contra e 1 abstenção.

O indicado é formado em Engenharia Civil, com pós-graduações em auditoria de obras públicas e em orçamento público, e trabalha desde 2000 como auditor federal no Tribunal de Contas da União (TCU). Foi secretário de Fiscalização de Obras entre 2009 a 2014 e desde então é chefe de gabinete do ministro Vital do Rêgo. Ele assumirá um mandato de cinco anos, sem a possibilidade de recondução.

Eduardo Nery Machado filho foi sabatinado pela Comissão de Infraestrutura (CI) na segunda-feira (19). Na ocasião, ele destacou que a Antaq vai ter papel fundamental em 2021 na organização de leilões de áreas portuárias, um processo “complexo, rígido e moroso”. O novo diretor-geral afirmou que irá trabalhar para estreitar relações entre a agência e o Congresso Nacional.

A Antaq é uma agência reguladora vinculada ao Ministério da Infraestrutura que tem por finalidade implementar as políticas formuladas pela pasta para o setor de transportes aquaviários. É responsável por regular, supervisionar e fiscalizar as atividades de prestação de serviços desse setor e de exploração da infraestrutura portuária e aquaviária.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)