A caixa mágica – 70 anos da TV no Brasil

Da Rádio Senado | 18/09/2020, 13h46

Em 18 de setembro de 1950 a televisão foi inaugurada oficialmente no Brasil. Liderada por Assis Chateaubriand, a TV Tupi levou às poucas dezenas de televisores espalhados pela cidade de São Paulo as primeiras imagens de uma apresentação ao vivo. Era o início das transmissões de um meio de comunicação que ficaria marcado de vez no coração dos brasileiros.

A Rádio Senado apresenta na Reportagem Especial “A Caixa Mágica”, entrevistas exclusivas com personagens históricos da TV no Brasil, caso do apresentador Cid Moreira, do locutor esportivo Januário de Oliveira e do ator Carlos Miranda, que interpretou o Vigilante Rodoviário, sucesso da década de 1960.

Você vai ouvir histórias sobre televisão contadas por senadores que trabalharam na telinha, como Jorge Kajuru (Cidadania-GO), Carlos Viana (PSD-MG) e Lasier Martins (Podemos-RS). Ouvirá ainda pesquisadores que tratam da história da TV e que debatem como aquela caixinha de imagens foi capaz de encantar todos os brasileiros com notícias, novelas, programas e jogos esportivos.

Episódio 1 — O primeiro boa noite

Acompanhe a história e um depoimento da primeira pessoa que falou ao vivo na TV Brasileira, Sônia Maria Dorce,  em 18 de setembro de 1950.

Episódio 2 — Jornalismo

A importância do jornalismo na história da TV e o testemunho de Cid Moreira, o primeiro apresentador do Jornal Nacional.

Episódio 3 — Esporte

Um celeiro de momentos marcantes da TV, o esporte está representado nesta série com as lembranças do narrador Januário de Oliveira.

Episódio 4 — Entretenimento

O primeiro seriado brasileiro na TV de grande sucesso foi o Vigilante Rodoviário, na década de 1960. Saiba mais dessa história com Carlos Miranda, o próprio vigilante que encantou crianças e adultos.

Episódio 5 — O futuro

Quais as perspectivas da TV no Brasil? Senadores e especialistas debatem o tema.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)