Eduardo Girão é contra reeleição dos atuais presidentes do Senado e da Câmara

Da Rádio Senado | 17/09/2020, 16h30

O senador Eduardo Girão (Podemos-CE) afirmou, em pronunciamento nesta quinta-feira (17), ser contra a reeleição dos atuais presidentes do Senado e da Câmara, que não está prevista na Constituição. Para ele, a saúde da democracia é a alternância de poder.  

O senador disse esperar bom senso por parte do Senado que, para ele, não cumpre seu papel sobre a investigação do Poder Judiciário. De acordo com Girão, são mais 50 pedidos de impeachment engavetados pelo presidente da Casa, Davi Alcolumbre.

— Fica um poder protegendo o outro. Gilmar Mendes, Toffoli e Lewandowski são os campeões de pedidos de impeachment que estão aqui adormecidos na mesa do presidente. São demandas da sociedade que ele, durante esse um ano e meio, não deliberou. De forma monocrática, segurou. Enquanto a expectativa na sua eleição era de que ele iria fazer diferente, mas não fez diferente. Chegou a hora de a gente mudar de novo — afirmou.

Para o parlamentar, se não fosse a pandemia, a população estaria nas ruas protestando contra a reeleição das duas Casas.

— Cadê os homens de bem, tanto do Legislativo quanto do Judiciário para se manifestarem sobre o que está acontecendo? Tem muita sujeira debaixo do tapete. A esperança que nos resta é mudar o presidente, tanto do Senado quanto da Câmara. Um dia a gente vai ter um representante que vai honrar e dignificar o povo brasileiro nos seus anseios — disse .

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)