Frente Ampla pelo Brasil deve discutir projeto de nação para o Brasil, diz Paim

Da Redação | 03/09/2020, 16h13

Em pronunciamento nesta quinta-feira (3), o senador Paulo Paim (PT-RS) explicou as linhas de atuação da Frente Ampla pelo Brasil, movimento lançado em 2014 durante encontro nacional de trabalhadores em Bento Gonçalves (RS).

O senador destacou que a frente é um espaço suprapartidário de debates, diálogos e de “compressão dos problemas nacionais”. Um ambiente, disse ele, “plural de ideias e pensamentos”, com a finalidade de propor melhorias para o bem-estar social da população. Paim listou algumas áreas em que o país precisa investir para melhorar e desenvolver-se sustentavelmente. Segundo ele, a frente tem como objetivo principal pensar um projeto de nação viável para Brasil, algo necessário que ainda não existe.

— É uma boa luta. É uma boa causa em direção aos respeitos que temos de ter com as diferenças e as diversidades, no combate a todo tipo de discriminação, preconceito e racismo. Queremos ver brancos, negros e indígenas, homens e mulheres com direitos e oportunidades iguais, onde a democracia e a Constituição sejam a alma desse encontro. Afinal, somos todos de uma única nação — declarou.

Paim enfatizou que o Brasil precisa se ajustar para equilibrar a relação “capital e trabalho” e para isso deve garantir os direitos sociais aos trabalhadores e também melhores condições aos empreendedores. Para o senador, essa relação deve ser justa e mútua, porque ambos precisam um do outro. “A balança não pode pender apenas para um lado”, disse.

— A indústria nacional precisa sim ser fortalecida; o mercado interno, expandido. Forte apoio às micro, pequenas e médias empresas. O país precisa desenvolver a ciência e a tecnologia; precisa de mais investimentos na agricultura familiar. Um dos grandes desafios é a geração de emprego e renda para nossa gente. O mundo digital é uma realidade e já está mudando a vida de todos. Precisamos estar preparados para novos tempos, novas metodologias. Uma educação democrática, inclusiva e de qualidade que respeite estudantes, professores e pais é base para todas essas mudanças que a Frente Ampla pelo Brasil busca — afirmou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)