Congresso recebe iluminação azul em homenagem aos cardiologistas

Da Comunicação Interna | 14/08/2020, 16h54

O Congresso Nacional será iluminado de azul, nesta sexta-feira (14), para comemorar o Dia Nacional do Cardiologista. A iniciativa é do deputado federal Hugo Motta (Republicanos-PB). A cor azul foi escolhida porque representa a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC).

A data foi instituída pela associação médica em 2007, como forma de valorizar a especialidade junto à sociedade. Também para lembrar das recomendações dos profissionais sobre a importância dos hábitos de vida saudável para o coração e para saúde como um todo, de acordo com o presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia, Marcelo Queiroga.

— Neste ano, gostaríamos de homenagear aqueles que têm se dedicado a salvar vidas, notadamente no momento em que estamos enfrentando a emergência sanitária decorrente da pandemia da covid-19 — completou.

Segundo o presidente da SBC, a homenagem também serve de advertência para a necessidade de garantir qualidade de vida e prevenção aos fatores de risco para o coração. As doenças cardiovasculares, afirma, representam a principal causa de morte no Brasil, com mais de 1.100 óbitos por dia, cerca de 46 por hora e uma a cada 90 segundos.

— Durante a pandemia, óbitos por doenças do coração tiveram aumento significativo, porém, dentro do ambiente domiciliar, pois com a covid-19 muitos deixaram de procurar ajuda médica ou não a obtiveram a tempo — disse o médico.

Como o Congresso será iluminado com azul somente nesta sexta-feira, o Senado voltará a receber a cor dourada no sábado, que permanecerá até 31 de agosto, em referência à campanha Mundial de Amamentação.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)