Mostra virtual apresenta mulheres que lutaram pela igualdade na história do país

Da Redação | 24/07/2020, 19h44

O Comitê Permanente pela Promoção da Igualdade de Gênero e Raça do Senado lançou, nesta quinta-feira (23), a exposição virtual Heroínas Negras e Indígenas do Brasil, em alusão ao dia 25 de julho, data importante para a luta das mulheres negras por igualdade e reconhecimento de seus direitos.

Racismo em Pauta.png

A mostra faz uma homenagem à memória das mulheres negras e indígenas que contribuíram para a construção da história brasileira, de acordo com os organizadores, e faz parte da campanha “Racismo em Pauta”, lançada segunda-feira (20) pelo Senado.

A exposição apresenta 27 mulheres divididas em três grupos: Mulheres Negras e Indígenas citadas no Livro dos heróis e heroínas da PátriaMulheres Negras no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria — Projetos em tramitação no Congresso Nacional; e Heroínas Negras e Indígenas Populares — Visibilizando outras Mulheres de Luta.

De acordo com os organizadores, parte da seleção das personalidades para a exposição foi pautada no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria, também conhecido como Livro de Aço, depositado no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, na Praça dos Três Poderes, em Brasília.

No contexto internacional, comemora-se em 25 de julho o Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, fruto do primeiro encontro organizado por elas na República Dominicana em 1992. Já no cenário nacional, é celebrado na data o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra, instituído pela Lei 12.987/ 2014. Teresa foi líder quilombola do século 18 e tornou-se ícone da resistência e luta antiescravista.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)