Paulo Paim pede aprovação do Fundeb e mais investimento na educação

Da Rádio Senado | 22/07/2020, 16h49

O senador Paulo Paim (PT-RS) defendeu, em pronunciamento nesta quarta-feira (22), a aprovação, pelo Senado, da proposta de emenda à Constituição que torna permanente o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Paim destacou a importância de investir na educação do país, e ressaltou que a mesma precisa ser prioridade.

Para o senador, uma boa educação causa um grande impacto positivo no país e na vida das pessoas como o combate a pobreza, reversão da desigualdade social, além da diminuição da violência e o fortalecimento da democracia.

— A educação precisa ser, inclusive, questionadora, libertadora, democrática. Permitindo que as crianças, jovens e adultos compreendam o mundo e a condição humana em todos os seus aspectos. País que não investe em educação não vai para a frente. Governar é pensar. Planejar o presente e futuro, independentemente de quem esteja no poder ou governando o país. A educação é elemento essencial de uma nação. Precisamos aprovar urgentemente e tornar permanente o Fundeb — defendeu.

De acordo com o senador, o Fundeb beneficia 40 milhões de estudantes e representa 63% dos investimentos em educação básica do Brasil, além de ser responsável pelo atendimento escolar em mais de 70% dos municípios brasileiros.  

O senador também criticou a Emenda Constituicional (EC) 95/2016, que congelou por 20 anos os gastos públicos. Paim lembrou que houve uma drástica redução nos investimentos.  

—  Qual país vai crescer se é proibido investir por 20 anos? — indagou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)